5 erros que cometi quando comecei a trabalhar com SEO
Nós, analistas de SEO, cometemos erros assim como todo ser humano. Mas o que realmente pode ser um grande diferencial é aprender com esses erros para melhorar nossas técnicas e crescer na carreira.
Por isso, para inaugurar o meu primeiro artigo aqui no Linkedin, decidi trazer as minhas primeiras experiências com SEO e quais erros eu cometi em meus projetos.
1. Pensar que os resultados em SEO acontecem da noite para o dia
Uma coisa que eu sempre quis desde quando comecei a trabalhar com SEO e, provavelmente todo profissional da área também deseja alcançar, era a sonhada palavra-chave na primeira posição da SERP (página de resultados do Google).
E, geralmente, eu ficava muito impaciente quando passava vários dias focando em uma palavra-chave e ela não me trazia resultados satisfatórios.
Por um lado, eu achava que a culpa era toda minha e que eu não tinha estudado (ou planejado) o suficiente. Por outro, eu pensava que a culpa era do Google mesmo, hahaha.
Nesta época, eu estava noiva e havia criado um blog sobre casamento que gerava pouquíssimas visualizações. A maioria delas vindas de grupos no Facebook onde eu, diariamente, publicava meus textos.
Quando eu descobri o que era SEO, tentava de todas as formas que meus conteúdos tivessem uma boa posição no Google, mas nada acontecia. Então um dia eu desisti e só deixei as coisas rolarem.
Acontece que, um dia, depois de quase um ano, algo aconteceu. Meu texto estava lá.
Ok, não era a primeira posição. Mas era a primeira página, gerando tráfego, comentários e conversões.
E isso só aconteceu depois que eu parei de me preocupar tanto com a primeira posição e tive paciência. Afinal, pensar tanto no rank do texto consumia mais o meu tempo do que se eu apenas fizesse meu trabalho e esperasse.
E, de certa forma, SEO é ter paciência e esperar. E com certeza você não vai encontrar os resultados da noite para o dia.
Mas retornando ao blog de casamento, pouco tempo depois e, finalmente, eu consegui a primeira posição e entendi que paciência e resiliência eram essenciais se eu quisesse ter uma carreira em SEO.
É claro que, alguns meses depois eu acabei perdendo aquela posição no Google, mas isso é assunto para o próximo tópico.
2. Achar que não precisava fazer nada depois da primeira posição conquistada
Quando eu finalmente consegui aquele primeiro lugar na página do Google. Talvez até mesmo sem entender como eu tinha conseguido aquilo, eu me deixei levar pela sensação de trabalho realizado e não fiz mais nada.
Absolutamente nada mesmo.
Não era como se eu tivesse colocado uma bandeira e dito que aquela posição era minha e ninguém iria tirar aquilo de mim. Pode ter certeza que alguém estava me visando e queria me derrubar.
Quando as visualizações já passavam de 10 mil somente naquele conteúdo, eu simplesmente aceitava e seguia em frente.
Eu não me preocupava em:
- ter certeza que aquela posição ainda era minha;
- conferir se algum concorrente investia em SEO para aquela palavra-chave;
- observar os dados em relação aquele conteúdo (tempo de permanência, taxa de rejeição, conversão, etc).
Até que um dia as visualizações diminuíram drasticamente e eu percebi que o conteúdo havia sumido da SERP e sido substituído por outro muito melhor do que o meu.
E eu, é claro, fiquei muito chateada e sem entender porque isso aconteceu.
Mas, eu entendi que SEO é um trabalho que nunca acaba. Não é como se fosse uma campanha que você dá start, gera resultados e depois acabou.
Ou seja, exige muita paciência, resiliência e também uma atenção especial todos os dias. Algo que, na época, eu só entendi depois de um susto.
3. Confiar demais em palavras-chave com muitos acessos
Quando eu comecei a trabalhar formalmente com SEO, eu gastava muitas horas pesquisando palavras-chave.
É claro que isso faz parte do meu trabalho e é algo comum para todo profissional da área.
No entanto, eu me iludia com palavras mais abrangentes e que tinham muitos acessos.
Na minha cabeça, se tinha mais de 500 mil acessos, então era uma excelente palavra para se trabalhar.
Correto? Talvez não.
Como eu ainda não entendia que conseguir bons resultados com uma palavra daquele tipo exigia muito mais que apenas otimização on-page, então eu fazia o que sabia e esperava (àquela altura eu já entendia que tinha que ter paciência).
Mas eu ainda não entendia porque nada acontecia, mesmo eu sendo tão paciente.
Até que um dia eu percebi que aquele conteúdo, cujo eu me esforçava ao máximo para rankear para uma palavra tão difícil, estava gerando tráfego para uma palavra com menos acessos e mais específica.
Eu mudei o foco para aquela palavra de cauda longa e parecia que eu tinha feito um passe de mágica. Depois de 4 meses, o texto já estava em primeiro lugar, gerando muito tráfego e conversão.
Eu entendi que não é porque uma palavra é tão ‘famosinha’ que, necessariamente, ela vai ser eficiente para o meu projeto.
Às vezes nos iludimos demais com números e com posições no Google e esquecemos que o que realmente importa é o que o usuário deseja ler. Não o que você quer fazer. O que nos leva ao próximo tópico.
4. Escrever para o Google e não para a minha persona
Por algum tempo eu pensava assim:
- URL amigável e com a palavra-chave? Feito.
- Palavra-chave na title tag? Feito.
- Heading tags no texto? Feito.
- Palavras-chave pelo conteúdo? Feito.
- Palavra-chave no primeiro parágrafo? Feito.
- 2000 palavras para o Google rankear melhor? Feito.
Bom, é claro que essas e muitas outras coisas são importantes para SEO e realmente fazem diferença. Longe de mim dizer que são erradas, afinal eu também faço isso tudo.
Mas no início eu imaginava que todas essas otimizações eram muito mais importantes do que até mesmo minha persona.
Então, eu otimizava ao máximo e não fazia o básico que era pensar no que a minha persona queria.
Obviamente, eu consegui ótimas posições, mas pessoas erradas liam e a minha persona não se interessava.
Eu entendi que algo estava errado, mas ficava muito confusa na hora de produzir meus conteúdos. Afinal, eu quem eu deveria focar? No Google ou no meu público?
A resposta vocês já sabem. Mas quando eu foquei de verdade no que a minha persona queria, foi bem mais fácil agradar ao Google.
5. Não documentar todas as minhas ações
Depois que eu comecei a realmente gerar resultados com os meus esforços em SEO, algumas coisas aconteciam:
- alguma página sumia da SERP do dia para a noite ;
- ou alguma página conseguia uma ótima posição do nada.
Bom, mas o que eu tinha feito para aquelas páginas terem sofrido aquelas reações?
Talvez eu tivesse feito uma boa ação que poderia ser replicada em outras páginas ou uma ação ruim que eu poderia começar a evitar.
Mas eu não tinha como saber sem documentar todas as minhas ações. O que eu, é claro, não fazia.
Então, era como se eu fizesse SEO de olhos vendados, sem saber se eu fazia estava gerando bons ou maus resultados.
Quando eu comecei a documentar todas as minhas ações, ficou mais fácil saber tudo o que eu fazia que gerava bons resultados e fazer o mesmo nas outras páginas, aumentando esses resultados.
Bom, esses foram alguns dos meus erros quando comecei a trabalhar com SEO. E você? Comente aqui embaixo pra gente conversar.
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